DesignSeries00692.pngUsando materiais

Os recursos materiais podem ser usados ​​para vários tipos diferentes de objetos, conforme descrito em Conceito: Recursos de Materiais. Na maioria das vezes, os materiais são usados ao criar componentes de objetos de construção compostos, como paredes e lajes, ou ao criar as partes de objetos, como escadas, que podem usar uma variedade de materiais diferentes. Eles também podem ser aplicados à geometria 2D e 3D para uso na modelagem de forma livre. Os materiais podem ser usados para definir a aparência dos objetos, e os dados anexados aos materiais podem ser usados para criar relatórios e para exportação IFC.

Como os próprios tipos de objeto e seus métodos de criação são muito diferentes, os materiais são aplicados de maneiras diferentes para cada tipo de objeto. Consulte as seções de ajuda para criar tipos de objetos individuais para informações mais detalhadas.

Para aplicar um material a um componente, peça ou objeto:

Faça um dos seguintes:

Componentes de objetos de construção compostos, como paredes, lajes, telhados e áreas de plantio padrão: Especifique o material para cada componente ao adicionar o componente ao objeto ou ao editar o componente.

Partes de objetos plug-in que são compostas por diferentes partes, como paredes cortina, escadas, elementos estruturais, guarda-corpos / cercas e colunas e pilastras arquitetônicas/estruturais: Os diversos objetos nesta categoria têm diferentes fluxos de trabalho para aplicar o material a uma parte. Alguns dos mais comuns são selecionar o material no Seletor de Recursos durante a criação, especificar o material ao definir os atributos gráficos da peça ou selecionar o material na paleta Info de Objeto. Consulte a ajuda de cada tipo de objeto aplicável para aplicar um material.

Objetos plug-in que são inseridos em um objeto e funcionalmente se tornam parte do objeto, como fechamentos e os relevos de parede: os objetos herdam automaticamente as propriedades do material do objeto onde são inseridos.

Geometria 2D e 3D: Aplique o material selecionando Usar Material na paleta Info de objeto e, a seguir, selecione a textura no Seletor de Recursos ou ainda arraste e solte o material do Administrador de Recursos sobre o objeto.

Objetos de geometria 2D e 3D exibem o preenchimento ou textura do material de maneiras lógicas; Os objetos 2D e a vista de topo/planta e cortes de objetos 3D exibem o atributo, enquanto os objetos 3D exibem a textura do material. Esses objetos mantêm suas atribuições de materiais dentro das definições do símbolo e quando convertidos em alguns outros tipos de objetos, como auto híbridos.

Controlando a aparência de objetos que usam materiais.

Os materiais controlam os atributos de preenchimento e textura dos componentes/objetos que usam estes materiais. Tanto o preenchimento quanto a textura são padronizados automaticamente para a configuração do material. A configuração de Preenchimento do componente/objeto é desabilitada; o preenchimento do material deve ser usado. A configuração Textura pode ser alterada para cada item individual que usa o material. A sobreposição da textura do material permanece válida até que seja desfeita manualmente; se a atribuição de material do componente / objeto mudar no futuro, a configuração da textura permanecerá inalterada.

Quando a textura do material é substituída por um componente/objeto, a configuração de textura de Superfície da definição do material permanece inalterada.

Métodos para sobrepor o preenchimento e a textura pelo material:

Defina as configurações de Preenchimento e Superfície (textura) do material conforme descrito em definindo um material simples. Um ou ambos os atributos podem ser definidos pela classe; Veja Setting class attributes. Essas configurações são usadas por padrão por todos os componentes/objetos que usam o material.

Um recurso material não pode ter uma classe, mas o preenchimento e/ou textura de um material pode ser definido pela classe; nesse caso, o atributo definido pela classe assume a configuração da classe do componente/objeto associado ao material. Por exemplo, quando o componente de revestimento externo de uma parede usa um material com a Superfície definida como Textura de Classe, a textura virá da classe do componente de revestimento externo.

Para componentes de paredes e outros objetos de construção compostos que usam materiais, define a textura na janela de diálogo Configurações de Componentes [Objeto] ao criar ou editar o componente. Usa a Textura padrão do material para o componente ou selecione um recurso de textura diferente, define a textura por classe ou selecione não usar uma textura.

Para as partes de objetos como escadas e guarda-corpos que possuem uma guia Atributos Gráficos ou Atributos na janela de diálogo de preferências, clique duas vezes em uma parte para abrir uma janela de diálogo de atributos para esta parte. Usa a Textura padrão do material para o componente ou selecione um recurso de textura diferente, define a textura por classe ou selecione não usar uma textura.

Para partes de objetos, como colunas e pilares, que não possuem uma guia Atributos Gráficos na janela de diálogo de propriedades, atribua materiais e texturas na janela de diálogo de propriedades e edite a configuração da Textura.

Para a maioria dos tipos de objetos, incluindo componentes, peças e geometria 2D e 3D, a atribuição de textura pode ser alterada para um objeto selecionado na guia Apresentação da paleta Info do Objeto; veja Gerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto.

Conceito: Recursos de Materiais

Criando materiais

Editando materiais

 

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